Obesidade é fator de risco para problemas de circulação
A obesidade é uma doença associada a mais de 200 complicações, como problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2 e acidente vascular cerebral (AVC).
A obesidade tem impacto negativo direto na expectativa de vida de quem convive com ela.
Publicado em: 24 de fevereiro
Neste vídeo, o médico Clayton Macedo, doutor em endocrinologia clínica e especialista em medicina do esporte e do exercício, fala sobre estudos recentes que apontam para um maior número de mortes associadas à obesidade do que ao tabagismo. Os dados indicam, ainda, que existe uma relação direta entre o valor do Índice de Massa Corporal (IMC) e o aumento do risco de morte. Quanto maior o índice, maiores as chances de morte prematura.
Infelizmente, esse dado é observado não apenas em adultos, mas também em adolescentes, um público que cada vez mais vem experimentando problemas com o excesso de peso e todas as questões físicas e psicológicas que a obesidade pode provocar nessa faixa etária.
Neste vídeo, o Dr. Macedo aborda os temas obesidade e expectativa de vida de forma didática, apresentando estatísticas brasileiras recentes e explicando quais são os riscos que o aumento de peso pode proporcionar para a saúde em qualquer fase da vida. O especialista também reforça a importância de manter bons hábitos de vida, além de buscar ajuda médica para se cuidar. Confira a seguir.