A obesidade é uma condição mais complexa do que simplesmente fazer dieta e se exercitar¹. Felizmente, a ciência oferece tratamentos personalizados que incluem mudanças no estilo de vida e, quando necessário, medicamentos. Com orientação médica, é possível encontrar a abordagem ideal para cada pessoa.
Principais Abordagens
Procedimentos Cirúrgicos e Endoscópicos
Entre essas opções, estão disponíveis procedimentos menos invasivos, como o balão intragástrico ou a cirurgia bariátrica, que reduz o tamanho do estômago ou modifica o sistema digestivo.
Medicamentos
Auxiliam no controle do apetite e na regulação da saciedade, além de possíveis disturbios, promovendo uma perda de peso gradual e saudável. Tudo isso, é claro, com orientação e acompanhamento médico.
A Jornada dos Tratamentos
A introdução dos medicamentos inovadores na jornada em busca do peso ideal revolucionou o tratamento da obesidade.
Antigamente, a medicina se concentrava em tratar as consequências da obesidade. E, até pouco tempo atrás, as medicações não eram eficazes ou não eram seguras, com impacto na saúde mental e até do coração do paciente. Atualmente, há abordagens médicas que tratam a causa e são seguras. Além disso, o acesso a tratamentos abre um leque de oportunidades para a prevenção de doenças relacionadas à obesidade.
A Era da Inovação
Os medicamentos atuais ajudam a reduzir o apetite, aumentar a sensação de saciedade ou bloquear a absorção de gorduras¹. São especialmente indicados para quem tem um IMC (Índice de Massa Corporal) elevado e precisa de um apoio extra, além das mudanças no estilo de vida.
A introdução dos medicamentos inovadores na jornada em busca do peso ideal revolucionou o tratamento da obesidade². Esses remédios são de prescrição médica e sua utilização deve ser sempre acompanhada de perto por um médico especialista para garantir que tudo esteja funcionando como esperado e para ajustar o tratamento conforme necessário.
Referências Bibliográficas
1. Weight management in obesity – past and present. Int J Clin
Pract. 2016;70(6):447-56.
Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4832440/#ijcp12771-bib-0018
Acesso em: 19/11/2024
2. Rodgers RJ, Tschöp MH, Wilding JPH. An Historical
Review of Steps and Missteps in the Discovery of Anti-Obesity Drugs.
Front Endocrinol (Lausanne). 2022;13:826505.
Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK581942/#obes_historic_drug.REF.21
Acesso em: 19/11/2024
BR24OB00234