Go to the page content

Entendendo a conexão do peso com a saúde do coração

É verdade que o peso influencia diretamente na saúde do coração? Juntos, vamos conhecer a importância do controle da obesidade para manter um coração saudável. 

Mulher

A jornada

Vamos começar com um fato: a obesidade é mais do que um desafio de estilo de vida, é uma condição complexa com implicações sérias para o coração e para a saúde.

Vamos ver como o peso excessivo pode aumentar o risco de doenças do coração, pressão alta e diabetes, e como essas condições moldam sua qualidade e expectativa de vida.

O que são as doenças do coração

"Doenças do coração" é um termo abrangente para problemas de saúde que afetam o coração ou a circulação sanguínea. Ela inclui condições que estreitam ou bloqueiam os vasos sanguíneos, como infarto e derrame.

A quantidade de pessoas vivendo com doenças do coração quase dobrou entre 1990 e 2019, sendo a principal causa de morte no mundo.  No Brasil 61% da população tem sobrepeso e 24% obesidade. A DCV é a causa de mortalidade em mais de 30% da população.⁵-⁶

Mulher

 

Com uma redução de peso de 5% a 15%, a saúde do seu coração já é altamente beneficiada.

ico1

Melhora a Pressão Arterial
A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está constantemente alta, o que pode endurecer e estreitar os vasos sanguíneos ao longo do tempo.

 


 

ico-bene

Melhora o Colesterol
O aumento do peso pode estar relacionado a níveis mais baixos do chamado colesterol “bom” e a níveis mais altos do colesterol “ruim", que, se acumulado nas paredes das artérias, dificulta a passagem do sangue e aumenta o risco de problemas no coração.

 

ico-acucar

Melhora os níveis de Açúcar no Sangue
O organismo funciona melhor com menos açúcar no sangue e a saúde geral melhora. Órgãos como o coração ficam menos sobrecarregados, o que reduz o risco de desenvolver problemas que podem afetar nosso bem-estar.


 

Descubra se você tem excesso de peso

A obesidade é definida por um Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais. O IMC é um cálculo que compara seu peso com sua altura.

Calcule agora o seu IMC e conheça os possíveis riscos à saúde

Riscos reais de doenças cardiovasculares

heart-infographic-v2

Derrame
Ocorre quando o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido por um bloqueio ou vazamento. Isso pode causar a morte de células cerebrais e assim possíveis problemas como dificuldade para falar, mover-se ou lembrar.

Aterosclerose
A aterosclerose ocorre quando as artérias ficam estreitas e duras devido ao acúmulo de gordura, podendo levar a um ataque cardíaco ou derrame.

Doença Arterial Coronariana
É o tipo mais comum de doença cardíaca. Ela ocorre
quando as artérias do coração não recebem sangue e oxigênio suficientes devido ao acúmulo de gordura.

Ataque Cardíaco
Acontece quando o fluxo de sangue para parte do coração é bloqueado. Isso impede que o coração receba oxigênio necessário, podendo causar fraqueza do coração, problemas de ritmo cardíaco e até morte

Insuficiência Cardíaca
A insuficiência cardíaca acontece quando o coração não bombeia sangue de maneira eficiente, impedindo que o sangue e o oxigênio cheguem aonde são necessários no corpo.

Fibrilação Atrial
A fibrilação atrial é o tipo mais comum de arritmia, ou batimento cardíaco irregular. Pode incluir o coração batendo muito rápido, muito devagar ou de maneira inconsistente. 

O papel do médico na sua jornada

Mulher

Precisa de ajuda para encontrar um profissional de saúde?

Se você tem dúvidas se o seu peso pode estar afetando a saúde do seu coração, busque ajuda profissional. A conversa com um especialista pode ser um primeiro passo por mais qualidade de vida.


 

Na dúvida, pergunte!

Na hora da consulta, informações essenciais podem ajudar a jornada de perda de peso em busca da saúde do coração. Veja algumas sugestões de perguntas que você pode fazer ao médico.

1 - O meu peso está afetando a saúde do meu coração?
2 - Quanto peso devo perder?
3 - Como desenvolver um plano de controle de peso?
4 - O que acontece se meu plano não funcionar?
5 - Quais opções de tratamento são recomendadas para o meu caso?
6 - Quais benefícios posso esperar com a perda de peso?
7 -  Com que frequência devo ser reavaliado(a)?

 

Vídeos

Que tal dar o próximo passo? Assista aos vídeos a seguir para entender um pouco mais sobre a relação entre obesidade e doenças do coração. São conteúdos rápidos e diretos que facilitam o entendimento sobre essa condição. Clique, assista agora, e descubra como melhorar sua saúde e começar sua jornada de transformação. Vamos juntos nessa?

 

Perder 5% do peso resulta em benefícios significativos para saúde?

A obesidade aumenta o risco de desenvolver mais de 200 complicações para a saúde?

Artigos relacionados

Referências Bibliográficas
1. Entendendo a Relação Entre Obesidade e o Coração [Internet]. [acessado em 25 de agosto de 2024]. Disponível em: https://www.truthaboutweight.global/global/en/what-is-obesity/understanding-the-relationship-between-obesity-and-the-heart.html
2. Obesidade e Doenças Cardiovasculares (CVD) [Internet]. [acessado em 25 de agosto de 2024]. Disponível em: https://www.truthaboutweight.global/global/en/what-is-obesity/obesity-and-cvd.html
3. Entendendo a Conexão Entre Perda de Peso e Saúde do Coração [Internet]. [acessado em 25 de agosto de 2024]. Disponível em: https://www.truthaboutweight.global/global/en/what-is-obesity/understanding-the-connection-between-weight-loss-and-heart-health.html
4. Peso e Doença Cardíaca [Internet]. [acessado em 25 de agosto de 2024]. Disponível em: https://www.truthaboutweight.com/weightandheartdisease.html
5. VIGITEL 2023. Disponível em Vigitel Brasil 2023 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico — Ministério da Saúde (www.gov.br) acesso em setembro de 2024
6- Oliveira GMM, Brant LCC, Polanczyk CA, Malta DC, Biolo A, Nascimento BR, Souza MFM, et al. Estatística Cardiovascular - Brasil 2021. Arq. Bras. Cardiol. 2022;118(1):115-373 - disponível em https://www.portal.cardiol.br/br/post/sbc-atualiza-relat%C3%B3rioestat%C3%ADstica-cardiovascular-brasil, acesso em setembro de 2024

 

BR24OB00209