Obesidade é fator de risco para problemas de circulação
A obesidade é uma doença associada a mais de 200 complicações, como problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2 e acidente vascular cerebral (AVC).
Uma das questões que mais afligem os profissionais que lidam com a obesidade é: como evitar recuperar peso após perdê-lo?
Publicado em: 24 de fevereiro
Uma das questões que mais afligem os profissionais que lidam com a obesidade é: como evitar recuperar peso após perdê-lo? Também chamado de efeito rebote, o problema é comum e ocorre porque o organismo, ao notar o emagrecimento, interpreta esse estado como um risco à saúde, diminuindo o metabolismo e liberando hormônios responsáveis pelo aumento da fome, o que favorece a volta dos quilos perdidos.
Nesse vídeo, o médico Fábio Trujilho, que é endocrinologista e metabologista, explica, de forma didática, como acontece esse processo no organismo de quem está administrando a obesidade. Ele alerta que essa condição é crônica e deve receber atenção de forma contínua para que esteja sempre bem administrada. “É a mesma coisa com quem tem hipertensão: se parar de tratar, a pressão irá subir novamente”, compara o especialista.
Ele lembra, ainda, que, no processo de emagrecimento, a perda de quilos não é a etapa mais difícil, e sim a manutenção desse novo peso, justamente porque o corpo vai lutar para que isso não aconteça. Portanto, é fundamental que a pessoa com obesidade seja acompanhada por um médico especialista e possa conversar sobre essa fase, recebendo apoio para seguir o manejo adequado e continuar o caminho em busca de uma vida sem obesidade. Confira a seguir.