Go to the page content

Obesidade e câncer: você sabia que eles estão relacionados?

O excesso de peso é, atualmente, um dos principais riscos para o desenvolvimento de câncer no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). De cada 100 casos da doença no país, 13 estão relacionados ao sobrepeso e à obesidade¹.

Publicado em: 24 de fevereiro

4 min. read
file

 

O excesso de peso é, atualmente, um dos principais riscos para o desenvolvimento de câncer no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). De cada 100 casos da doença no país, 13 estão relacionados ao sobrepeso e à obesidade¹.

Estudos mostram que o estado de inflamação gerado pela obesidade pode promover o crescimento de células cancerígenas, aumentando a probabilidade de desenvolvimento da doença¹. Saiba mais sobre a relação entre excesso de gordura corporal e câncer:

O que é o câncer?

É uma doença crônica que surge a partir de alterações no DNA das células, que passam a receber instruções erradas para desenvolver as suas atividades. Com isso, elas começam a se multiplicar de forma desordenada, formando tumores nos órgãos atingidos. Também podem invadir tecidos próximos ou migrar para outras partes do corpo – o que conhecemos como metástase.

 

file

 

Obesidade e câncer: o elo é a inflamação ¹-³-⁴-⁵-⁶

O tecido adiposo, aquele que armazena a gordura, produz substâncias que causam um estado de inflamação crônica no organismo – consequentemente, à medida que se aumenta a gordura corporal, maior será esse processo inflamatório.

A inflamação e a gordura excedente também podem levar a um quadro conhecido como resistência à insulina, que acontece quando esse hormônio produzido pelo pâncreas tem dificuldade em transformar o açúcar (glicose) em energia. O pâncreas, então, passa a aumentar a produção de insulina para tentar processar a glicose da forma correta.

As substâncias inflamatórias e a resistência à insulina podem induzir à multiplicação celular desordenada, favorecendo o surgimento de tumores.

Não para por aí: uma vez que a doença esteja instalada, a gordura em excesso também pode ativar o crescimento de células do câncer, elevando os riscos de metástase. O problema é tão significativo que 14% das mortes por câncer em homens e 20% em mulheres são atribuíveis à obesidade.

Quais os tipos de câncer relacionados à obesidade? ¹

São pelo menos 13 os tipos de câncer relacionados ao excesso de peso:

file

 

Quanto mais tempo com obesidade, maior é o risco de câncer?⁷

  • Aumento de produção de leptina (hormônio da saciedade) e diminuição de grelina
(hormônio da fome), resultando em melhor controle do apetite;

Como reduzir o risco de câncer relacionado à obesidade? ⁴-⁸-⁹

Estar com excesso de peso não significa necessariamente que uma pessoa terá câncer, mas ter excesso de peso aumenta o risco e a mortalidade por câncer. Portanto, o tratamento do sobrepeso e da obesidade desempenha um papel importante na diminuição dos casos de câncer.

Estudos mostram os exercícios físicos, além de contribuírem para a perda de peso, diminuem o risco do desenvolvimento de tumores. Isso acontece porque a prática frequente regula hormônios que estão aumentados em pessoas com obesidade e que colaboram para a proliferação celular desordenada.

A alimentação também tem um papel importante na ocorrência do câncer. Os alimentos podem agir de forma protetora ou promotora de tumores, por isso uma nutrição balanceada – rica em alimentos naturais e pobre em ultraprocessados – é essencial.

Além de mudanças de comportamento, outras opções de tratamento para o excesso de peso podem ser indicadas por um médico, como o uso de medicações antiobesidade e cirurgia bariátrica.

O tratamento da obesidade tem mais chances de sucesso quando é acompanhado por uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados, composta por médico, psicólogo, nutricionista e profissional de educação física, que irão avaliar o estado de saúde como um todo e indicar o melhor caminho a ser percorrido.

Caso ainda não tenha um médico ou profissional de saúde de sua confiança, você pode acessar este link e encontrar os mais próximos de você.

 

Saiba mais:

Sobrepeso também faz mal a saude

Obesidade é uma doença que afeta o corpo inteiro

Obesidade para cada perfil um tratamento personalizado

O papel de cada profissional de saúde

Referências:
1.
 Instituto Nacional de Câncer (Inca). Câncer e obesidade: um alerta do INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/rrc-38-artigo-cancer-e-obesidade-um-alerta-do-inca.pdf. Acesso em agosto de 2023. 2. Ministério da Saúde. 13 tipos de câncer relacionados à obesidade. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/prevencao-ao-cancer/13-tipos-de-cancer-relacionados-a-obesidade. Acesso em agosto de 2023. 3. Kolb R, Sutterwala FS et al. Obesity and cancer: inflammation bridges the two. Curr Opin Pharmacol. 2016 Aug;29:77-89. 4. Queiroz EASF, Carneiro PBF et al. Obesidade e câncer: mecanismos envolvidos e intervenções terapêuticas. Sci. Electron. Arch. 2022;15(3):30-56. 5. Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Relação entre câncer e obesidade acende alerta para controle urgente do excesso de peso. Disponível em https://www.sbcbm.org.br/relacao-entre-cancer-e-obesidade-acende-alerta-para-controle-urgente-do-excesso-de-peso/. Acesso em agosto de 2023 6. Hopkins BD, Goncalves MD et al. Obesity and Cancer Mechanisms: Cancer Metabolism. J Clin Oncol. 2016 Dec 10;34(35):4277-4283. 7. Recalde M, Pistillo A et al. Longitudinal body mass index and cancer risk: a cohort study of 2.6 million Catalan adults. Nat Commun. 2023 June 30;14(3816). 8. Pati S, Irfan W et al. Obesity and Cancer: A Current Overview of Epidemiology, Pathogenesis, Outcomes, and Management. Cancers (Basel). 2023 Jan 12;15(2):485. 9. Mendes AA, Ieker ASD et al. Multidisciplinary programs for obesity treatment in Brazil: A systematic review. Rev. Nutr. 2016 Nov-Dec; 29(6):867-884.

BR23OB00152 – outubro/2023

Esse artigo te ajudou?

Você também pode gostar: