Go to the page content

Ano novo: saiba como manter a motivação para a perda de peso

Vestir-se de branco, pular sete ondas, comer lentilha. Essas e outras tradições são muito populares na virada do ano, assim como fazer resoluções para o novo ciclo que se inicia, como se matricular em uma academia e manter-se motivado para perder peso.

Publicado em: 24 de fevereiro

4 min. read
file

 

Vestir-se de branco, pular sete ondas, comer lentilha. Essas e outras tradições são muito populares na virada do ano, assim como fazer resoluções para o novo ciclo que se inicia, como se matricular em uma academia e manter-se motivado para perder peso.

Um estudo sobre promessas de Ano Novo, publicado em 2020 na revista científica Plos One, mostrou que as três principais metas das pessoas eram, respectivamente, fazer exercícios (33%), perder peso (20%) e comer melhor (13%). Entretanto, as taxas de sucesso, que começaram em 88,8% em janeiro, caíram para 54,7% em dezembro¹.

Um dos motivos para isso acontecer é que não é tão simples assim conseguir manter a mesma motivação que se tem em janeiro ao longo de todo o ano. E a motivação é um fator muito importante na jornada de perda de peso. Segundo um estudo publicado no International Journal of Obesity em 2018, ela pode potencializar o emagrecimento em até cinco vezes².

Confira dez dicas para manter o foco na jornada de perda de peso e na mudança de hábitos durante o próximo ano: ³-⁴-⁵-⁶-⁷-⁸-⁹

  1. Tenha clareza sobre o motivo pelo qual você deseja perder peso. Não importa se é por conta da saúde física e/ou mental, autoestima, qualidade de vida ou longevidade. Independentemente do seu objetivo, se ele é importante para você, isso é o suficiente para você manter o seu compromisso consigo mesmo. Anote suas metas no celular ou em um caderno e, de tempos em tempos, releia o que você escreveu - principalmente quando estiver difícil e der vontade de desistir
  2. Procure ajuda especializada. A obesidade é uma doença multifatorial e o tratamento e complexo. As chances de sucesso são muito maiores quando você possui a assistência de uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo e/ou psiquiatra, nutricionista e educador físico. Comece com um profissional que possa fazer o diagnóstico e, aos poucos, adicione as demais especialidades, conforme a necessidade.
  3. Foque em uma mudança de hábito de cada vez. Não adianta querer comer melhor, dormir mais e começar a fazer exercícios todos os dias, tudo ao mesmo tempo. Além disso, seja persistente: estudos mostram que um novo hábito demora em média 66 dias para se consolidar e se tornar um comportamento automático.
  4. Entenda como será o seu ano. Há períodos na vida em que estamos trabalhando mais, estudando muito, com muitos compromissos e o dia a dia fica mais corrido. A mudança precisa caber na rotina - se isso não acontece, acabamos abandonando o novo hábito.
  5. Defina metas intermediárias para atingir um objetivo final realista. Metas inatingíveis, como, por exemplo, perder 30 kg em dois meses, ou se exercitar todos os dias quando você ainda não tem esse hábito, podem gerar frustrações e fazer com que você desista. Em vez disso, defina um objetivo final (perder 30 kg em um ano, por exemplo) e divida-o em pequenas metas (perder 2,5 kg por mês).
  6. Mantenha um diário da perda de peso. O automonitoramento é fundamental nesse processo. Anotar tudo o que você comeu e as suas emoções pode te ajudar a identificar os gatilhos que o fizeram comer mais naquele dia e a encontrar formas mais saudáveis de lidar com a situação
  7. Aprenda a diferenciar fome da vontade de comer. Enquanto a fome é uma sensação fisiológica (a barriga dói, você fica de mau humor e pode ter dor de cabeça), a vontade de comer (uma sensação de fissura e de querer comer mesmo sem precisar) pode estar associada a fatores externos, como os emocionais.

  8. Respeite a sua individualidade. Cada ser humano é único e o que funciona para uma pessoa, pode não dar certo para você. Algumas pessoas perdem peso rapidamente e depois estagnam, outras obtêm resultados de forma mais lenta e contínua. Não se compare com ninguém.

  9. Tenha uma rede de apoio. Encontre amigos e familiares que apoiem os seus esforços para perder peso. Esse apoio pode vir em forma de aconselhamento, objetivos semelhantes e interesses compartilhados. Um exemplo é ter pessoas com quem você possa compartilhar receitas saudáveis ou praticar atividades físicas em grupo.
  10. 
Respeite o processo. O tratamento da obesidade é de longo prazo, por isso a paciência na jornada é fundamental. Enquanto você não atinge o seu objetivo final, celebre as pequenas conquistas

Referências:
1.
 Oscarsson M, Carlbring P, et al. A large-scale experiment on New Year's resolutions: Approach-oriented goals are more successful than avoidanceoriented goals. PLoS One. 2020 Dec 9;15(12):e0234097. 2. Solbrig L, Whalley B, et al. Functional imagery training versus motivational interviewing for weight loss: a randomised controlled trial of brief individual interventions for overweight and obesity. Int J Obes (Lond). 2019 Apr;43(4):883-894. 3. Associacao Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). 7 dicas para não perder a motivação durante o processo de emagrecimento. Disponível em https://abeso.org.br/7-dicas-para-nao-perder-a-motivacao-durante-o-processo-de-emagrecimento/. Acesso em novembro de 2023. 4. Mendes AA, Ieker ASD et al. Multidisciplinary programs for obesity treatment in Brazil: A systematic review. Rev. Nutr. 2016 Nov-Dec; 29(6):867-884. 5. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Losing weight. Disponível em https://www.cdc.gov/healthyweight/losing_weight/index.html?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fhealthyweight%2Flosing_weight%2Fgetting_started.html. Acesso em novembro de 2023. 6. Lazarevich I, Camacho MEI et al. Relationship among obesity, depression, and emotional eating in young adults. Appetite. 2016 Dec 1;107:639-644. 7. Gardner B, Lally P, et al. Making health habitual: the psychology of 'habitformation' and general practice. Br J Gen Pract. 2012 Dec;62(605):664-6. 8. Teixeira PJ, Silva MN et al. Motivation, self-determination, and long-term weight control. Int J Behav Nutr Phys Act. 2012;9(22). 9. Elfhag K, Rössner S. Who succeeds in maintaining weight loss? A conceptual review of factors associated with weight loss maintenance and weight regain. Obes Rev. 2005 Feb;6(1):67-85.

BR23OB00266 - Dezembro/2023

Esse artigo te ajudou?

Você também pode gostar: