Alterações em exames de rotina podem indicar doenças relacionadas à obesidade
Algumas ameaças para a nossa saúde são invisíveis. Quer alguns exemplos?
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. São mais de mil óbitos por dia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). E quem tem obesidade está exposto a um risco ainda maior: um estudo norte-americano de 2019 estimou que o excesso de peso causa 168 mil mortes por ano no Brasil, sendo a maior parte (mais de 106 mil) por doenças relacionadas ao coração¹-².
Publicado em: 24 de fevereiro
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. São mais de mil óbitos por dia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). E quem tem obesidade está exposto a um risco ainda maior: um estudo norte-americano de 2019 estimou que o excesso de peso causa 168 mil mortes por ano no Brasil, sendo a maior parte (mais de 106 mil) por doenças relacionadas ao coração¹-².
Esses números deixam claro a estreita relação entre obesidade e problemas cardíacos. O excesso de gordura no corpo sobrecarrega todo o sistema circulatório, comprometendo o funcionamento adequado do coração: quanto maior é o sobrepeso, mais esforço será necessário para o órgão conseguir bombear o sangue para o corpo inteiro³-⁴.
Além disso, a obesidade cria uma série de condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, incluindo níveis elevados de gordura no sangue, diabetes tipo 2, hipertensão e distúrbios do sono. Tudo isso, aliado ao estado de inflamação constante, característico da obesidade, forma o cenário propício para o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos (aterosclerose), podendo provocar obstrução da circulação, dificultando o desempenho adequado do coração³-⁴.
Obesidade pode causar insuficiência cardíaca
Uma das doenças cardíacas relacionadas ao excesso de peso é a insuficiência cardíaca, que acontece quando o coração não consegue cumprir sua missão de bombear sangue suficiente para nutrir todo o organismo. Quando isso ocorre, o corpo não obtém o oxigênio que precisa, resultando em cansaço, falta de ar, inchaço nas pernas e tosse excessiva. Atividades do dia a dia, como caminhar ou subir escadas, podem se tornar muito difíceis⁵-⁶.
Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), cerca de 29% a 40% dos pacientes com insuficiência cardíaca possuem sobrepeso, e, de 30% a 49%, obesidade. O aumento de apenas um ponto no Índice de Massa Corporal (IMC) eleva o risco da doença em 5% para os homens e 7% para as mulheres. Quando pessoas com IMC acima de 30 são comparadas com pessoas sem obesidade (IMC abaixo de 25), aquelas que possuem excesso de peso têm o dobro de chance de desenvolver insuficiência cardíaca⁷-⁸.
A justificativa está na sobrecarga do coração provocada pelas alterações metabólicas, inflamatórias e hormonais da obesidade, que fazem o músculo trabalhar até a exaustão⁷-⁸.
Tratamento da obesidade ajuda a prevenir insuficiência cardíaca
O diagnóstico da insuficiência cardíaca nem sempre é feito de forma rápida, pois alguns sintomas se confundem com problemas respiratórios. Manter uma rotina de consultas médicas e exames periódicos aumenta as chances de a doença ser diagnosticada logo no início⁹.
O tratamento da insuficiência cardíaca pode incluir mudanças na alimentação, como o consumo limitado de sal, bem como o uso de medicamentos. Em alguns casos, pode ser necessário implantar um desfibrilador ou marca-passo. Nas situações mais graves, considera-se a possibilidade de um transplante de coração⁶.
A insuficiência cardíaca é uma doença séria, por isso o foco deve ser a sua prevenção. A obesidade é um importante fator de risco para doenças do coração, por isso é necessário tratá-la. Estudos mostram que, com uma pequena diminuição do peso corporal – algo em torno de 5% a 10% –, já é possível reduzir os níveis de colesterol e pressão arterial, diminuindo os riscos de complicações cardiovasculares¹⁰.
O tratamento da obesidade tem mais chances de sucesso quando é acompanhado por uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados, composta por médico, psicólogo, nutricionista e profissional de educação física, que irão avaliar o estado de saúde como um todo e indicar o melhor caminho a ser percorrido¹¹.
Caso ainda não tenha um médico ou profissional de saúde de sua confiança, você pode acessar este link e encontrar os mais próximos de você.
Saiba mais:
Obesidade é uma doença que afeta o corpo inteiro
Referências:
1. Sociedade de Cardiologia do Estado de São
Paulo (Socesp). Trinta por cento de todas as mortes no país são por
doenças cardiovasculares. Disponível em https://socesp.org.br/publico/noticias/area-medica-/30-por-cento-de-todas-as-mortes-no-pais-sao-por-doencas-cardiovasculares/#:~:text=As%20doen%C3%A7as%20cardiovasculares%20s%C3%A3o%20uma,400%20mil%20%C3%B3bitos%20por%20ano.
Acesso em agosto de 2023. 2. Rabacow FM, Azeredo CM et al.
Deaths Attributable to High Body Mass in Brazil. Prev Chronic Dis
2019;16:190143. 3. Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica
e Metabólica (SBCBM). Excesso de peso aumenta risco de doenças
cardiovasculares. Disponível em https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/09/doencas-cardiovasculares-principal-causa-de-morte-no-mundo-pode-ser-prevenida.
Acesso em julho de 2023. 4. Powell-Wiley TM, Poirier P, et al.
Obesity and Cardiovascular Disease: A Scientific Statement from the
American Heart Association. Circulation. 2021 May
25;143(21):e984-e1010. 5. American Heart Association (AHA).
What is Heart Failure? Disponível em https://www.heart.org/en/health-topics/heart-failure/what-is-heart-failure.
Acesso em julho de 2023. 6. Ministério da Saúde. Tratamento de
insuficiência cardíaca. Disponível em https://www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais/tratamento-de-insuficiencia-cardiaca-1#:~:text=A%20insufici%C3%AAncia%20card%C3%ADaca%20%C3%A9%20um,aumentar%20a%20debilidade%20do%20cora%C3%A7%C3%A3o.
Acesso em agosto de 2023. 7. Sociedade de Cardiologia do Estado
de São Paulo (Socesp). Obesidade. Disponível em https://socesp.org.br/noticias/area-medica/obesidade/.
Acesso em julho de 2023. 8. Barreto ACP. A obesidade e a
insuficiência cardíaca. Rev Assoc Med Bras 2003; 49(1):
1-23. 9. Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Diretriz
Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda. Arq Bras
Cardiol. 2018; 111(3):436-539. 10. Associação Brasileira para o
Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Coração: Os perigos
do excesso de peso. Disponível em https://abeso.org.br/coracao-os-perigos-do-excesso-de-peso/.
Acesso em agosto de 2023. 11. Mendes AA, Ieker ASD et al.
Multidisciplinary programs for obesity treatment in Brazil: A
systematic review. Rev. Nutr. 2016 Nov-Dec; 29(6):867-884.
BR23OB00103 – Setembro/2023